quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

A Igreja na Moldova (Moldávia)

Moldova, um pequeno país com pouco mais de 
33.000 km quadrados e 4 milhões de habitantes.

Essa é Chisinau, capital do país com cerca de 800.000 habitantes

Claro que não é todo dia que está nevada. E é cercada de 
vinhedos que hoje, no inverno,  eu só posso imaginar como 
devem ficar lindos carregados no verão.

Mas o inverno também tem suas belezas.

Infelizmente não conheço muito da história de nossa igreja nessa região, mas pretendo descobrir mais e repartir com vocês aqui no meu Blog.


Primeiro colportor Adventista na Molodávia (1933)

Primeira igreja (casa igreja) fundada em 1933

Grupo de colportores no início dos anos 30

Com a entrada da União Soviética, a religião foi restringida. Os colportores não tinham mais liberdade e nem havia liberdade de imprensa. E a Bíblia se tornou um livro proibido. A solução era copiar a Bíblia à mão ou em máquinas de escrever. Ainda hoje no museu da União se pode ver alguns livros desse época.

Bíblia antiga datilografada

Máquina de datilografar usada para datilografar a Bíblia

As Bíblias antigas eram usadas ao máximo, 
porque não se podia conseguir uma outra com facilidade.


Os quatro evangelhos da Bíblia impressos bem pequenos 
para poder passar escondidos da polícia para os 
países dominados pelos soviéticos.

Hinário datilografado

Hinário escrito á mão

Livro de Ellen White datilografado

Trecho da Bíblia copiado a mão e ilustrado com figurinhas

A Moldova que no passado chamava-se República Soviética da Moldávia, enfrentou como qualquer país em tempos soviéticos, muita restrição religiosa. Não era fácil ser Adventista naquela época. Ainda hoje um pequeno museu no prédio da União dos Adventistas na Moldova guarda algumas relíquias, como as que eu coloquei acima. Fico imaginando quanta dedicação, quanto sofrimento e pressão psicológica não viveu esses nossos irmãos.
E pensar que Deus abriu esse país para que a mensagem seja proclamada livremente através dos meios de comunicação.


Outdoor que estão nas ruas de Chisinau


Pode-se ver que há liberdade religiosa quando se anda pela rua e se vê o nosso out door anunciando as conferências à noite. E mais podendo ser transmitida por internet (www.tvhope.net) e por satélite.




Atualmente temos mais de 154 igrejas nesse pequeno país, onde mais de 11.000 membros freqüentam os cultos. Para uma população de pouco mais de 4.000.000 de habitantes, temos então uma proporção de 1 Adventista para cada 375 não Adventistas.

Irmãos da Moldova reunidos em um evento especial


Ainda há muito trabalho a ser feito e portanto aqui estamos para ajudar. Me coloquei à disposição do Senhor. Não sei o que eu, alguém tão pequeno, pode fazer. Será que a minha ajuda fará alguma diferença? Só tempo dirá.
Como eu disse: "Senhor! Estou aqui. Me use como uma luva. Se o Senhor acha que eu posso realizar alguma coisa para ti, aqui estou disponível."

Sede da União dos Adventistas do Sétimo Dia na Moldova