sábado, 6 de fevereiro de 2010

2009 - Primeiros dias em Kiev, capital da Ucrânia

Saímos do aeroporto e lá estava o Pr. Daniel Reband que veio nos recepcionar e nos buscar pessoalmente. Com seu sotaque russo nos saudou com um grande sorriso.
No caminho para a nossa nova cidade olhávamos com curiosidade para tudo. Kiev é uma cidade grande, mas muito diferente de nossas cidades. Dizem que aqui vivem cerca de 5 milhões de pessoas.

Prédio onde trabalho no quarto andar

Fomos levados ao prédio da União Ucraniana, onde jantamos. Havia uma sopa quentinha (típica da Ucrânia), salada, pão... Não estranhamos a comida. Naquela mesma noite nos levou ao estúdio da TV Ucraniana (Nagie Canal, Canal da Esperança em língua ucraniana.). E só depois de algum tempo fomos para a nossa nova casa.

Nossa casa em Kiev

Eles haviam reformado uma casa (pelo menos por dentro) e a mobiliaram parcialmente para nós. Portanto tínhamos camas, guarda-roupas, fogão, geladeira (novinha, ainda dentro da embalagem), máquina de lavar roupas (ainda sem instalar), armários, pratos, algumas panelas, talheres... quase tudo o que necessitávamos.

Nossa nova cozinha

Fomos rapidamente a um super-mercado para comprarmos algumas coisas. É difícil escolher quando você não lê o idioma. E comprar coisas que não gostamos não foi possível evitar. Comprei molho de tomate doce, que não é o que eu aprecio. Mas a maior parte das coisas eram comestíveis. Claro que ainda faltava o arroz com feijão. Descobriríamos depois que arroz tem bastante, e até que tem feijão também, apenas tem que se procurar nos lugares certos.
Na hora de pagar a conta o Pr. Daniel disse: “Essa primeira eu pago, mas a próxima você paga.”
Eu brinquei com ele dizendo: “Se eu soubesse que o senhor pagaria a primeira compra eu iria primeiro comprar um carro.”
Perceberia depois que carro é um artigo de luxo por aqui, e se eu usasse um automóvel da mesma maneira que usava no Brasil, um tanque por semana, eu usaria mais da metade do salário máximo de um pastor na Ucrânia apenas com combustível.
Ainda não deixamos de lado o sonho de comprar um carro por aqui, ainda que seja apenas para ir para a igreja nos Sábados ou conhecermos um pouco das cidades do interior, mas não sei se teremos dinheiro para a compra de um carro tão cedo. Eles custam menos que no Brasil, mas também ganhamos bem menos por aqui, e no momento a preocupação é com o inverno. Temos que comprar agasalhos e roupas mais quentes, apropriadas para um inverno de graus negativos.
Dentro de casa é ótimo. Tudo quentinho. Mas colocar os pés para fora de casa é um martírio. Muitas vezes o vento faz com que a cabeça doa e o rosto queime com o frio. Talvez porque não estejamos acostumados.
Começamos as desfazer as malas e tentar por tudo em ordem. Uma tarefa difícil, mas muito mais fácil do que em outras mudanças, tendo em vista que todos os nossos móveis ficaram no Brasil.

O Envelope do J

O amigo J. Washington me deu um envelope quando estava saindo da Novo Tempo e disse: “Abra apenas quando chegar na sua nova casa.”
Bem, estava na minha nova casa e era a hora de abrir. Entre o que ele escreveu estava uma crônica bem humorada usando os nomes dos CDs, DVDs e programas do Rádio e da TV Novo tempo e minha família.
O título é O “Bombril” da Novo Tempo:

"Jonatan Conceição hasceu no dia 4 de abril de 1957, em Santo André, São Paulo. É formado em Educação Artística, Música, Administração Escolar e Teologia. Há mais de três décadas está casado com a professora Priscila Gordim Conceição. O casal tem dois filhos, Jonathan e Samuel.
De 1978 a 1988 Jonatan deu aulas em diversas escolas. No final de 1988, foi o primeiro diretor da Central Adventista de Vídeos Educativos em São Paulo. Em 89, começou a trabalhar no estúdio de TV da Voz da Profecia. Muitos programas tiveram o toque artístico de Jonatan. Fé Para Hoje, Adsat em Louvor, Encontro Com a Vida, Jesus a Voz de Deus, A Voz da Profecia e Está Escrito são alguns deles.
Quando inaugurada a TV Novo Tempo em espanhol, Jonatan passou dois anos como gerente de produção. Em 2006 assumiu a direção da Novo Tempo em Português e em espanhol, cargo que ocupou até maio de 2008.
Os últimos trabalhos da Rede Novo Tempo foram a produção do Evidências e a apresentação do Lições da Bíblia, programa que já foi visto por mais de um milhão de pessoas na internet. Participou também do Lições da Bíblia especial na Rede Novo Tempo de Rádios.
Jonatan colaborou diretamente para o sucesso da Rede Novo Tempo. Filmando, editando, dirigindo, motivando, diante ou atrás das câmeras, produzindo ou sendo produzido, suas características são notáveis. Assim como CAIXA DE MÚSICA, Jonatan, ao longo dos anos, foi tocando sua VIDA E SAÚDE, história que pra ser contada em REVISTA... O PERFIL de Jonatan é do tipo de gostar de um LUGAR DE PAZ.
Pesquisador, não foge da MIRA DA VERDADE, vive de OLHO NAS ORIGENS e busca o CÓDIGO ABERTO. Nisso tudo o SALDO EXTRA é MAIS SUCESSO e QUALIDADE DE VIDA. Jonatan, SUA CASA, é UM LAR, sua espos;, SEMPRE MULHER ao seu lado, seus filhos; CONEXÃO JOVEM. Saibam que seus AMIGUINHOS aqui dessa TELA ESPECIALM querem que vocês sejam felizes onde estiverem.
JONATAN O. CONCEIÇÃO, “O” de O esposo, O pai, O profissional e O religioso.
Jonatan de Oliveira Conceição, trabalhador da obra de comunicação na Igreja Adventista do Sétimo Dia. O que dizer mais desse nosso colega de TV, antes do intervalo?
Jonatan tem dedicado a vida ao Mestre. É um homem de PRINCÍPIOS. A cada dia busca um NOVO TOM. Ele crê que UM NOVO DIA CHEGARÁ, e EM NOME DE JESUS, CHEGOU A HORA, logo-logo haverá uma grande CELEBRAÇÃO, e Jesus que é o DESEJADO DE TODAS AS NAÇÕES, O CAMINHO, ao terminar A ÚLTIMA BATALHA, o GRANDE CONFLITO, vai transformar essa TERRA SECA, e levará OS HERÓIS DA FÉ para uma nova COMUNHÃO.
Jonatan sabe que VALE A PENA ESPERAR, que são muitas EVIDÊNCIAS e Jesus de BRAÇOS ABERTOS, dirá ao retornar, AQUI É O SEU LUGAR. Aí ouviremos a MÚSICA CELESTE e reconheceremos: O SONHO DE DEUS É MAIOR e AQUI CHEGAMOS PELA FÉ.
Jonatan, VIVA COM ESPERANÇA, jamais se afaste do FOGO DIVINO, e se a dúvida chegar: POR QUE Ó PAI? Ore: Senhor CREITO EM TI, TOQUE MINHAS MÃOS, pois FUI CHAMADO POR CRISTO.
Amigo, siga CONQUISTANDO A SUA COROA, FAÇA A DIFERENÇA, tenha CHUVA DE BÊNÇÃOS e não esqueça; VOCÊ FAZ PARTE DESSA HISTÓRIA. É o desejo de sua FAMÍLIA NOVO TEMPO.
Jonatan, Priscila, Samuel e Jonynho, quando a saudade apertar lembrem-se; é só um pouquinho mais. Breve Jesus vem nos buscar, todos estamos aqui só DE PASSAGEM."

No final escrito à mão ele colocou:
"Jonatan chegou a hora?
Não dá mais para voltar
O barco está em alto mar;
O mar é Deus, o barco é você,
E o vento que sopra pra frente
É o amor de Deus.

Que o amor de Deus lhes acompanhem!
Saudades
Família Alves"

Admiro o “J” por sua garra e determinação. Determinação e garra compartilhada também pela Darleide, sua esposa.
Lembro-me quando o “J” e sua família chegaram a Nova Friburgo. Toda sua mudança cabia no meu pequeno “Puma” (carro esportivo bem pequeno).
Naqueles dias eles ficaram em minha casa. O “J” gastava o sapato subindo e descendo as ladeiras de Friburgo tentando vender assinaturas de revistas e livros. Muita luta, muita garra, muita determinação, mas também muita confiança em Deus e paciência.
“J”, Darleide e Suedaleif, vocês lutaram e venceram e estão caminhando para o prêmio final. Quero convidar a vocês para ficarem de novo na minha casa. Mesmo que seja apenas por alguns dias.
Não estou me referindo a Kiev, estou me referindo à minha casa no Céu. Aceitam?!