sábado, 6 de fevereiro de 2010

Quinta Semana na Ucrânia

Dezembro de 2010 - 5a. Semana
As semanas vão passando e a gente acha que as coisas vão se tornando normais. Mas durante essa semana em especial o inverno começou um pouco mais forte. As temperaturas baixaram bastante e o frio tornou-se mais intenso.
Torres da União Ucraniana Adventista, o castelo de Deus, meu local de trabalho

O Pr. Reband corre contra o tempo para instalar internet em nossa sala, pois se a neve começar não há como passar os cabos. Felizmente consegue e o cabo é passado. Mas ainda falta muita coisa para termos um lugar apropriado para trabalharmos. Isso para um departamento de comunicação, pois no quesito lugar a União é o nosso castelo, ou talvez devêssemos dizer que é o Castelo de Deus.

Nossa escola onde estamos aprendendo a língua russa

Esta foi a nossa última semana de aulas da língua russa, a escola entrou em férias e só retornaremos em Janeiro no dia 11. Afinal dia 7 de janeiro é natal.
Natal?!
Pois é, aqui eles comemoram o natal no dia 7 de Janeiro, pois a Igreja Ortodoxa assim o comemora tradicionalmente.

Igreja Ortdoxa vista de uma das janelas da União Ucraniana

E no dia 25?
Bom, teremos natal em 2009, e logo no início de Janeiro, natal em 2010.
Quinta-feira tomei a decisão e saí para cortar o cabelo. Entrei em um lugar que cria cortaria meu cabelo. Eram 10 da manhã. Perguntei através de gestos se ali cortava cabelo de homem, e ela respondeu que sim, mas apenas às 11 horas.
Ok! Volto mais tarde.
Não voltei e continuei mais um final de semana cabeludo.

Algo aconteceu comigo na quinta-feira, desci pelo lado errado do metrô e me atrapalhei todo, mas teve o lado positivo pois vi uma loja de instrumentos musicais. E o Samuel quer, porque quer um violão ou uma guitarra.
À noite, muito frio e uma fina neve caindo. Saí com o Pr. Daniel de carro, mas o trânsito estacionou. A neve já fazia com que os carros andassem bem devagar, mas aquilo era 100 metros por hora. Alguns motoristas estacionaram na calçada e foram embora de metrô.
Decidi parar em uma loja e comprar um aquecedor, uma TV e um receptor para satélite (quero assistir ao Hope Channel daqui.).
Uma hora depois, o trânsito está igual. Mas andando um pouquinho mais. Logo a frente, vimos uma das causas, um bonde batido em um automóvel. Claro que devido a neve que caía.
Desviamos por uma lateral, no caminho vi os termômetros nas ruas marcando -11.

Sexta-feira, em busca de uma guitarra

Saí com o Samuel as 11 horas da manhã para comprarmos seu presente de natal, um violão ou uma guitarra. O frio era muito forte. Depois de pesquisarmos em uma loja, decidimos voltar a primeira loja que havíamos estado no centro da cidade. Lá efetuamos a compra.
Compramos em um shopping Center que fica no subsolo da praça central de Kiev, a Praça da Independência. Já havíamos visitado a praça e tirado fotografias ali.

Samuel com seu violão nas costas

Depois da compra fiquei pensando em sair do subsolo e ir tirar umas fotos da praça cheia de neve. A idéia foi boa porque estava um lindo cenário com neve e a árvore de natal imensa montada na praça. Mas o frio doía as orelhas e as mãos que tiveram que ficar fora das luvas para fotografar. (-14 dói)


Quando já estávamos voltando para o metrô, o Samuel leva um tombo no chão gelado. Aqui, com o gelo no chão, todo cuidado é pouco.
Voltamos pra casa felizes com os nossos novos brinquedos. Montei a TV, e pudemos assistir um montão de canais em línguas estranhas que não faz parte do nosso vocabulário. Quem sabe um dia?

Sábado a temperatura despencou e nevou o dia todo. As temperaturas foram a -24. Mas mesmo assim acompanhei o Pr. Reband até o estúdio para uma gravação noturna do programa “Manhã de Esperança”. Ele chegou em casa com sua esposa Ludmila que trazia um casaco e uma bota para a Priscila. Tem gente que nasceu para agradar aos outros e este casal é um deles. Pessoas maravilhosas.

Domingo, mais neve e embora o cenário fica lindo, fica um pouco entediante ficar lacrado em casa.
À noite fiquei com o Pr. Reband verificando o que ainda falta para a campanha evangelística que vamos transmitir ao vivo no mês de março de 2.010.


Dezembro de 2009

Já comecei o dia tirando a neve do caminho. O problema é que se deixa vira uma crosta de gelo que depois só serve para escorregar e cair.
Fui caminhando para o metrô, um frio de amargar, mas o sol saiu bonito, então vamos lá...
Pelo menos para nós, sexta-feira será natal. E esse natal com certeza será diferente.
Realmente foi. Muita neve. E que cenário bonito ela proporciona. Para nós que vivemos em um país tropical e só vemos neve pela TV, não se tem idéia do que é viver em um país onde as temperaturas chegam a quase 30 graus negativos.