segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

“Porque nos tornamos espetáculo ao mundo, tanto a anjos, como a homens.” I Coríntios 4:9 u.p.


Nos últimos anos as pessoas começaram a gostar de ver um pouco mais da realidade em vez da fantasia dos filmes que eram apresentados no cinema e na TV. As filmagens caseiras, as chamadas “pegadinhas”, logo fizeram sucesso nas televisões do mundo todo. E como as pessoas são curiosas e gostam de espiar o que os outros estão fazendo, alguém criou o programa “Big Brother”.


Eu pude ver a força que tem um Big Brother, ainda que os participantes durmam a maior parte do tempo.

Durante alguns anos moramos em um lugar afastado da cidade de Nova Friburgo. Nossa casa ficava entre as montanhas. Ali só chegava o sinal da TV se fosse via satélite. Decidimos colocar uma grande antena, mas voltada para o satélite onde estava a TV Novo Tempo. Sendo assim não tínhamos todos os canais brasileiros. Mas em compensação tínhamos vários canais em espanhol. Ficamos experts em entender a língua “hermana”.

Em um dos canais do satélite se transmitia 24 horas por dia o “Gran Hermano Ecuador” (o Big Brother deles). E vez por outra ficávamos um tempinho esperando que alguma coisa acontecesse ao longo do dia. O programa da noite era um compacto com os chamados “melhores momentos”.

Um dia estávamos assistindo, ou espiando, o Gran Hermano, e tudo estava parado. Estavam dormindo. Minha esposa dizia: “Espere. Vai acontecer algo.” E ela esperava, esperava, e nada.

Mudávamos de canal e aí estava passando um filme de ação, então ela dormia. Mas, depois de alguns minutos dormindo, acordava e pedia que colocássemos de novo no “Gran Hermano”. Tudo parado. Mas ela ficava atenta. Meu filho reclamava:

“Mãe, está tudo parado. Eles estão dormindo.”

“Calma, espere. Algo vai acontecer.” Respondia ela, mas nada acontecia.

Era mais divertito nossa reação do que o próprio programa.

Mas em 2009 ao vir com a minha família para a Ucrânia, e morarmos por algum tempo aqui em Kiev, decidi que deveria escrever um pouco das minhas memórias. Não será um reality show como o “Gran Hermano Ecuador”, mas procurarei mostrar os momentos que foram marcantes e gostaria de repartir com quem quer que leia essas minhas memórias.

Deus tem realmente feito coisas grandiosas em minha vida, e eu preciso louvá-lo todo o tempo.
"Grandes coisas fez o Senhor por nós, e por isso estamos alegres." (Salmos 126:3)