terça-feira, 25 de janeiro de 2011

20 Anos de "Голос надежды" - A Voz da Esperança em Russo

Jonatan em frente a Catedral de Saint Basil

No mês de Outubro de 2010 tive o privilégio de visitar Moscou. Nesta ocasião o Pr. Peter Kulakov, que atualmente mora nos Estados Unidos, estaria visitando o país e fazendo uma pequena série evangelística na igreja Adventista que fica ao lado de nossa Divisão (Divisão Euro Asiática da Igreja Adventista do Sétimo Dia).
A equipe de televisão do Centro de Mídia Voz de Esperança (Радиотелецентр "Голос надежды") estava conosco. A idéia era transmitirmos o programa via internet e gravarmos para exibição posterior no Hope Channel em língua russa (Телеканал Надежда).

Sede da Divisão Euro Asiática da IASD em Moscou

Enquanto montavávamos o equipamento dentro da igreja, uma neve fora de hora chegou a Moscou. Tudo ficou branco. E as flores que ainda restavam no jardim não resistiram ao frio.
Mas no primeiro dia de gravação, a igreja estava repleta de membros. Foi um lindo programa que se repetiu durante toda aquela semana.

Igreja Adventista do Sétimo Dia em Moscou

O tema do Pr. Peter Kulakov foi верую ("Eu acredito."). Realmente, em seus apelos ao final de cada programa, diversas pessoas responderam vindo à frente. Eles pareciam dizer: "Eu creio."
Pr. Peter Kulakov pregando

Auditório ouve atento ao sermão do Pr. Peter Kulakov

Cartaz anunciando a programação de comemoração de
20 anos de Voz da Esperança

Equipe de servidores no Centro de Mídia A Voz da Esperança
O Sábado, dia... foi especial. Neste dia seria comemorado o vigésimo aniversário de nosso centro de Mídia em Tula (РТЦ "Голос надежды"). O programa "A Voz da Esperança" equivale ao programa A Voz da Profecia no Brasil.
O clima voltou a ficar bom, esquentou um pouco (para os padrões russos) e a neve derreteu. 
Há 20 anos atrás foi transmitido para o maior país do mundo nossa mensagem de esperança.
Na antiga União Soviética foi construído, ao longo de décadas, um sistema de "rádio a cabo." Todas as casas tinham um pequeno alto-falante com 3 botões. Cada botão correspondia a uma rádio diferente. Essa era a rádio que eles podiam ouvir. O governo comunista fazia de tudo para que o povo não escutasse nada que viesse da parte ocidental e esse circuito fechado de rádio era usado para a propaganda comunista e claro ateísta. 
Quando a antiga União Soviética terminou, esse sistema de rádio foi usado pela igreja.  “Isso não foi nada menos do que um milagre, porque as estações de rádio da União Soviética que foram construídas para difundir a propaganda comunista passaram a transmitir programas cristãos”, explicou o diretor Sergey Kuzmin. 
Em 19 de outubro de 1990, foi ao ar o primeiro programa do Centro de Mídia "Voz da Esperança" na Rússia. Nesta época o estúdio era pequeno e foi montado em uma residência particular.
Rapidamente o programa  Voz da Esperança" passou de uma cobertura local para as 10 principais cidades da Rússia e em poucos meses passou a atingir a Sibéria.
Em 1991 foi eleito o programa com maior audiência entre os programas Cristãos.
O programa era apresentado por Peter Kulakov. 
Pr. Peter Kulakov sendo homenageado no programa.

Não demorou muito e o pequeno estúdio teve que ser transformado em um lugar com mais espaço. Nasceu assim um centro de mídia com produção própria de rádio e televisão. 
Sede do Centro de Mídia A Voz da Esperança em Tula na Rússia


Nestes 20 anos de existência sua escola por correspondência já processou mais de um milhão de cartas e pacotes e já sediou campanhas evangelísticas via satélite na TV. Como resultado, milhares de pessoas conheceram a Cristo, e muitos deles O aceitaram como Salvador pessoal.
Aproximadamente mil adventistas, assim como representantes do governo de Moscou, outras denominações e mídias religiosas compareceram à celebração de aniversário, realizada na Igreja Adventista Central de Moscou. Todos os artistas adventistas que se apresentaram no programa ao longo desse tempo se apresentaram durante o programa.
Coral se apresentando no programa de aniversário



“Nosso programa de rádio foi o primeiro programa religioso transmitido na Rússia após a queda do comunismo na União Soviética”, informou Peter Kulakov, primeiro diretor da Voz da Esperança.
A Rádio Mundial Adventista desempenhou um papel significativo nos vinte anos de história do centro de mídia, patrocinando o tempo de transmissão na Rádio Russa e outras estações russas. Transmitindo programas pelas ondas curtas de sua estação em Guam e começando podcasts russos este ano.
“Hoje, estamos fazendo nosso melhor para que, por meio da rádio, da televisão e da internet, a verdade bíblica alcance os lugares mais remotos, não apenas de nosso país, mas também de todo o planeta”, afirmou Kuzmin.
Foi apresentado um vídeo que conta um pouco da história do programa. É uma pena que está em russo, mas, mesmo sem entender, é possível, olhando as imagens entender como Deus tem abençoado esse centro de produção ao longo dessas duas décadas.
Para mim foi um privilégio estar presente nesta ocasião memorável e ter visitado algumas vezes o nosso Centro de Mídia em Tula.

Algumas datas memoráveis:
19 de outubro  de 1990 foi ao ar o primeiro programa "A Voz da Esperança, que tinha duração de 20 minutos. 
Neste mesmo ano foi aberta a Escola Bíblica por correspondência.
Não demorou muito e as cartas começaram a chegar. Como muitas cartas vinham da Ucrânia foi criado um outro centro de atendimento em Kiev, capital da Ucrânia. 

Em 1991 o programa "A Voz da Esperança" passa a ser transmitido na Rádio 1, antiga rádio de propaganda comunista na União Soviética.

Em 1992 foi construída a sede da Voz da Esperança. A dedicação solene foi no dia 22 de novembro. Agora havia mais espaço para a Escola Bíblica e o Departamento de Rádio e TV.

Ainda nesse ano o canal CCTV, o segundo canal em audiência na Rússia,  começou a transmitir o programa "Está Escrito" em língua russa. O programa tinha como apresentador o Pr. George Vandeman. Nos anos seguintes o programa continuou no ar com o Pr. Mark Finley e o orador associado para a língua russa, Daniel Reband.
O Pr. Daniel Reband também foi o diretor do centro de mídia até o ano de 2005.
Em 1995, a Faculdade de Jornalismo de Moscou fez uma pesquisa que constatou que o programa "A Voz de Esperança" era líder de audiência entre o programas religiosos nas rádios da Rússia.
Prêmio recebido pelo programa A Voz da Esperança

No dia 17 de novembro de 1997 foi aberto o estúdio de TV para gravar, traduzir, duplicar novos programas.
Em 1998 a Escola Bíblica passa a oferecer um curso bíblico  especial para as crianças: "Um Raio do Céu."
No dia 11 de fevereiro de 2003, o primeiro canal de TV Cristã em língua russa passa a transmitir o programa Está Escrito.

Em junho de 2004, o departamento de televisão da Voz da Esperança "iniciou um novo projeto intitulado" História da Floresta ". Esta é uma série de bonecos para crianças, cujo principal objetivo - para incutir filhos qualidades como amor, generosidade, amizade e aprender o básico do evangelho.
Sergei Kuzmin e Billi Biaggi
respectivamente Diretor do Centro de Mídia A Voz da Esperança e Presidente da Divisão Euro Asiática


Em outubro de 2005, Sergey Kuzmin assume a direção do Centro de Mídia A Voz da Esperança. 
Em 2006, a Escola Bíblica começa a disponibilisar os seus cursos on-line. Neste mesmo ano começa a gravar programas para serem utilizados no Hope Channel.

Desde então, tanto no rádio como na TV, "A Voz da Esperança" tem sido uma bênção para a Rússia e os países de fala russa.

Pr. Peter Kulakov pregando durante toda a semana em Moscou.


Desde 2009 o site de "Voz da Esperança" tem sido atualizado constantemente. Faça uma visita:
Site do Rádio Telecentro "A Voz da Esperança (Радиотелецентр "Голос надежды") - http://golosnadezhdi.ru/


Estúdio do programa A Voz da Esperança


Em seus 20 anos de existência A Voz da Esperança recebeu vários premios. Entre eles destacamos:
O prêmio de "Melhor Empresa do Ano de 2009" instituído pelo Parlamento da Rússia.
Foi agraciado com o título de "Empresa Socialmente Responsável" mostrando que o trabalho tem sido reconhecido pela sociedade russa.
Atualmente o programa de rádio "Vozes de Esperança" é transmitido pelas seguintes emissoras:
Rádio Mundial Adventista, Rádio Rússia, Rádio Família, Teos Rádio e Rádio Tula. Assim, os programas cristãos em russo podem ser ouvidos não só em todo o território da antiga União Soviética, mas nos cantos mais remotos do mundo.
Dezenas de milhares de pessoas já foram diplomadas por terem terminado um dos vários cursos bíblicos oferecidos pela Escola Bíblica.
A Rússia é o maior país do mundo e alguns lugares são bastante remotos. Não é incomum receber cartas como a de Volchin Alevtina Anatolevna Yurkino  da região de Nizhny Novgorod. Aqui está o que ela escreveu: 
"Obrigado pelos lindos programas. Eles são importantes para nós, adultos ou crianças. Em nossa aldeia não há nenhuma biblioteca, nenhuma escola, nenhum e-mail, e nem mesmo uma clínica. A Igreja está há muitos quilômetros daqui. Por isso a nossa alma é alimentada apenas por meio do rádio e televisão. Estamos muito gratos pelos programas A Voz da Esperança."

Atualmente programas, cursos bíblicos e outras informações estão presentes no nosso site  www.golosnadezhdi.ru  .
A Voz da Esperança também edita um jornal bimestral que é distribuído por assinatura para todos os cantos da Rússia.

Equipe de TV em Tula transmitindo ao vivo e gravando

Atualmente os programas de TV são veiculados no Hope Channel Europa, o que faz com que os programas estejam disponíveis para toda a Europa, norte da África, alguns países árabes e mesmo no centro da Rússia.

Transmissão ao vivo pela internet

Nossa história só é possível graças a bondade de Deus e o auxílio de milhares de pessoas que tem contribuído de diversas formas para que o evangelho vá avante.
Acesse nossa página web e conheça um pouco do que é feito ali. Está em russo, mas tente usar um dos tradutores disponíveis na internet.





PASSEANDO PELA PRAÇA VERMELHA


Jonatan na Praça Vermelha

No domingo, antes de ir embora, tive o privilégio de visitar a Praça Vermelha em Moscou. Pude entrar em um enorme Shopping Center que fica em frente ao Kremilin e visitar a Catedral de Saint Basil.

Catedral de Saint Basil


Troca da Guarda no Kremilin

Chegou a hora da troca da guarda e lá estava eu com minha câmara para registrar esse momento. Na verdade, milhares de turistas visitam esse local todos os dias.
Mais uma vez posso dizer que o Senhor tem me dado o privilégio de conhecer muitos desses lugares onde tanta gente vive e ainda precisam conhecer melhor o nosso Deus e sua Palavra. Que o Espírito Santo continue atuando nos corações de forma muito mais forte nesses últimos dias aqui na região oriental do planeta.

Jonatan na Praça Vermelha